14 de setembro de 2014

#Livro | Resenha: O Começo de Tudo



"O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados."

Esse foi um dos livros que ganhei de presente no meu aniversário. 3 meses depois... peguei para ler, confesso que até estava um pouco ansiosa e não fazia a miníma ideia do que se podia tratar a história.

Sinopse:
O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.
Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.
Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?
O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.


Ezra é o garoto típico de filme das High School americanas: capitão do time de tênis, o rei do baile, o garoto popular que namora a garota popular... tudo o que a gente já conhece até do avesso como funciona essas histórias. Só tem um detalhe, em mais uma dessas festinhas fúteis que os populares só fazem encher a cara e se enfiar nos quartos para fazer vocês-sabem-muito-bem-o-que, Ezra dá de cara com Charlote (até então sua namorada) com outro cara e ela não lhe dá a minima satisfação. Irritado com toda aquela situação, Ezra sai da festa para encontrar com sua tragédia particular: um acidente de carro que mudaria toda sua vida.

Ezra acredita na teoria que todos nós temos a nossa tragédia particular que vai se o divisor de águas para dizer o que é e o que não é realmente importante para nossa vida (assim como seu amigo de infância Toby que no dia de seu aniversário teve a sorte de segurar uma cabeça decapitada na montanha-russa). Essa tragédia poderia ter sido de Ezra, se no último segundo ele tivesse trocado de lugar com Toby, ou se os garotos da frente também tivessem trocado de lugar. Mas a tragédia era de Toby. Ezra viu seu amigo ser engolido pela obscuridade durante os anos seguintes, enquanto ele se tornava um sucesso.

“Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo; por isso, as pessoas que vão comprar leite na esquina ou que cutucam o nariz enquanto aguardam o sinal abrir estão a apenas alguns minutos de um desastre. Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário – um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer.” página 5.


Depois do acidente, Ezra volta com o joelho arruinado, mancando de uma perna e uma bengala de presente - tudo o que o garoto popular precisava para se jogado de escanteio - literalmente, já que nem poderia comandar mais seu time de tênis. Ezra passa a fazer parte do grupo de Toby, e entra para a turma de debates, e conhece Cassidy Thorpe, uma garota nova em sua escola, que é totalmente diferente das outras pessoas que Ezra conhece. Os dois começam a passar um tempo juntos e descobrem como o mundo pode ser uma enorme caixa cheia de surpresas. Ezra terá outra vida, verá as coisas além das sacadas de bola dentro de quadra, ou de festas regadas a muita bebida e piadas idiotas. Outras pessoas, outro universo, e Ezra saberá quem ele é de verdade e o que deseja de agora em diante.

Mais que apenas um romance, o Começo de Tudo mostra os altos e baixos que a vida nos proporciona mesmo quando somos jovens. A montanha-russa na capa (que é uma metáfora clássica para altos e baixos da vida) nos mostra isso perfeitamente, assim como pode ser atribuída ao que aconteceu com Toby. O livro tem romance, tem amizade, desafios, superação, reflexão, um pouco de melancolia, e até certo suspense, uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo te leva a reflexão.

Um comentário:

  1. Faz um poster falando sobre as lojas que vc costuma comprar :) com roupas e looks seus .. sou fâ

    ResponderExcluir