2 de janeiro de 2014

#Livro | Resenha: Quem é você, Alasca?

Primeiramente, Feliz Ano Novo meus amores!! Muitas realizações para esse 2014, afinal são 365 oportunidades que ganhamos novamente, então... Em vez de pedir que 2014 seja bom, FAÇA com que ele seja bom! (isso vale pra mim também ._.)

Tem um tempinho desde a última vez que trouxe uma resenha aqui pra vocês não é? eu tava lendo Morte Súbita de J.K Rowling, mas não consegui finalizar a leitura por que a) eu tava achando um pouquinho chato, mas queria continuar lendo por que talvez ele me surpreendesse até o final e b) entrei pra faculdade e não tive mais tempo pra me dedicar inteiramente ao tipo de leitura que eu realmente gosto.

Nesse finalzinho de ano, deram duas semana de recesso e como eu não ia conseguir ler 500 páginas nesse período, aproveitei para ler um dos últimos livros que eu comprei.
Acho que é um bom post pra estrear 2014. rs.

"... se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta Françoies Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



Depois de ler A Culpa é das Estrelas e O Teorema Katherine, do John Green, comecei a minha maratona de ler os livros do cara e entre Cidades de Papel e Quem é você, Alasca?, escolhi o primeiro romance dele.

Quem é Você, Alasca? conta a história de Miles, que vocês vão conhecer como "Gordo" (Porque você é magricela e isso se chama ironia. p.14) e um pouco da dos seus amigos também e é narrada por ele mesmo. A história é dividida em duas partes: ANTES e DEPOIS. Durante todo o Antes, os "capítulos" são como uma contagem regressiva de dias - ex.: cento e trinta e seis dias antes - (o que me deixou muito curiosa para saber que diabos acontece no dia depois do "último dia" - que é o último capítulo do Antes) e os "capítulos" do Depois é uma contagem crescente de dias - ex.: vinte e oito dias depois.



Voltando a história... Quando na sua festa de aniversário só aparecem duas pessoas com quem ele mal conversava, Miles (um cara que coleciona últimas palavras - pode até soar fúnebre, pois é - ele gosta de saber o que pessoas famosas disseram antes delas morrerem) decide ir embora de casa e estudar em um colégio interno, em busca do Grande Talvez da sua vida.
"François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: Saio em busca de um Grande Talvez. é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez."  (Miles "Gordo" p.5)
Lá, ele conhece Chip, ou como prefere ser chamado, Coronel (baixinho que odeia gente rica), o seu colega de quarto e futuro melhor amigo. Através de Chip, Miles conhece Alasca, a garota mais linda da história da humanidade segundo ele e fica bem claro que ele se apaixona por ela nesse instante, sentimento que aparentemente não é correspondido (e nem fica claro), pois Alasca tem namorado. Num colégio onde existem regras rígidas quanto à cigarro, bebida e sexo, esse trio vai aprontar muito junto com Takumi e Lara (que acaba sendo a primeira namorada do Miles). No decorrer da história eles vivem uma verdadeira farra, tudo novidade para o Miles né?! que era invisível na sua antiga escola. Falando assim, parece até um livro fútil, mas acho que o Miles não encontraria seu Grande Talvez festando e quebrando regras no colégio. O que me prendeu mesmo, foi a curiosidade de saber o que vinha depois do Antes e antes do Depois e o drama que se seguiu após ele. - e acho que é o que prende todo mundo.


Mais uma vez, John Green nos surpreende com uma grande reviravolta e ganha mais um livro na lista de favoritos de muita gente! Típico dele, é uma leitura muito rápida que mescla várias emoções - do rir até o chorar. Do nervoso até o coração apertado.

2 comentários:

  1. Quem é você, Alasca? é meu livro favorito do John Green... Me apaixonei rapidamente pela personagem Alasca, e o Capitão também... Eu também tenho a capa preta, mas gostei tanto do livro que estou pensando em comprar a outra versão, só para admirar as duas <3
    Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu favorito ainda é A Culpa é das Estrelas rs, mas Quem é você, Alasca? me fez chorar de um jeito que A Culpa é das Estrelas não fez aushuash. John Green é realmente um excelente escritor :P

      beijosbeijos

      Excluir