25 de abril de 2013

Organizando os estudos!


Já passou mais que da hora da bonita aqui sair dessa vida ociosa e meter a cara nos livros (literalmente).

Desde que "me formei" no colégio - não teve uma cerimônia formal nem nada -, se passaram 3 meses que eu intitulei como férias - o planejado eram 6 meses mas não posso deixar os assuntos acumularem e vestibular é uma coisa importante. MUITO importante.

Ano passado eu fiz, sem estudar mesmo, só com o que eu sabia na cabeça e me saí consideravelmente mais ou menos. Então já providenciei minha matrícula num cursinho pré-vestibular e trouxe aqui umas dicas de como organizar os estudos.

Até por que tem que estudar em casa também, querendo ou não. E eu nunca imaginaria isso, mas tô morreeeendo de saudades da minha escola, de estar numa sala de aula, de escrever no caderno e tudo isso que a maioria acha insuportável (eu fico em cima do muro).

E quem sabe posso até trazer alguns posts com cursos e coisas sobre eles pra quem (como eu) tá em dúvida do que escolher na hora de prestar o vest.

Essas dicam valem para TODOSSS, não é só pra quem tá se preparando para o vestibular não!! Vale até pro curso de inglês se duvidar! rs.

Primeiramente, precisamos de três regrinhas básicas e muitíssimas importantes:

Foco * Prioridade * Organização

Os três têm que andar de mãos dadas - não adianta, um depende do outro.

Estabeleça uma meta diária de dedicação. Nada de estudar somente quando dá vontade. É necessário assumir um compromisso com você mesmo e segui-lo a risca, independentemente de serem duas, três ou cinco horas de estudo por dia. O importante é não inventar desculpas e se dedicar. Xô preguiça!

Defina, antecipadamente, os dias da semana que estudará e qual o horário. Faça uma tabela, se for preciso. Essa programação ajuda bastante, pois você vai se acostumando com a rotina de trabalho e os estudos se tornam menos tediosos. Além disso, seus familiares já irão conhecer seus horários e certamente irão respeitar seus momentos de dedicação.

Escolha um lugar tranquilo e mantenha o foco. Esqueça televisão, celular, computador ou namorado na hora dos estudos. Concentração é o que importa.

Sempre faça um estudo da matéria do dia e da recomendada. Revisar a matéria do dia ajuda a fixa-lá e ver a matéria recomendada pode te preparar para tirar duvidas já durante a aula.

Marque tudo o que considere importante e repasse para o caderno. Aprende mais e melhor quem escreve. Isso ajuda a fixar o conteúdo.


Anote suas dúvidas. Não tenha medo de tirar duvidas: você está lá para aprender e não existe aprendizado sem dúvidas.

Reserve um dia da semana para resolver questões de vestibulares passados. Assim você já não fica tão preocupada pensando que a prova é um bicho-de-sete-cabeças.

Escreva uma redação por semana. Para melhorar seus textos você deve treinar!

Utilize várias fontes de estudos além da apostila.

Use a tecnologia a seu favor. Mas nada de dar uma espiadinha no face, por que só mais cinco minutinhos viram a tarde inteira. Assista à vídeo-aulas por exemplo.


Respeite seus limites. Não tá mais conseguindo se concentrar? Dê uma pausa, beba uma água, faça um lanche ou até dê uma olhada de CINCO MINUTINHOS no seu face - nada mais que isso.

Ter uma vida social é importante. Então, aproveite o fim de semana para sair com os amigos, com a família, namorar. Esfriar os neurônios e voltar com todo o gás!

Nada de desespero tá? Tudo exagerado faz mal. Se cumprir com tudo isso direitinho, não vai precisar tomar litros de energético para aguentar a noite. Até por que dormir bem é essencial para lembrar do assunto. Não se esqueça: tudo isso é para um bem maior. Você quer ou não mudar o mundo?

5 comentários:

  1. Muito obrigada, adorei as dicas... Beijoss :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas ,muito útil .Vou segui-las beijos (:
    http://iamlari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amor!! Primeira vez que venho aqui.. Adorei seu blog ! Mil Beijoos

    www.iasmincarvalho.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog, e obrigada pelas dicas!

    http://rkmeudiariodeviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir