27 de março de 2013

Eu desejo... assistir a baleada das Jubarte

Continuando no fundo do mar e encerrando com minhas paixões animalescas, lá vai o Eu desejo... de hoje.
Se na terra minha paixão selvagem é por leões e tigres, na água com certeza é por baleias.

Não seria muita surpresa se eu começasse a falar das Orcas e seu show aquático, que é lindo - ir ao Sea World valeria muito a pena! - Mas a minha vontade é conhecer uma ou várias - quem sabe - baleia Jubarte.


Eu já tinha certo encantamento por baleias e fundo do mar em geral (documentários sobre isso não me dão sono), mas depois de ter que fazer um trabalho sobre alguma instituição de proteção à algum animal em extinção, as baleias Jubarte se tornaram as minhas preferidas.

Isso por que elas são as mais dóceis e "sem vergonha" do oceano, sempre querendo mostrar suas acrobacias e não têm medo dos barcos próximos.

O mais legal, pelo menos pra mim, é que não preciso ir para tão longe como Luján para realizar esse sonho. 

Como sabem, moro na Bahia e na época de reprodução essas baleias saem da Antártica e procuram águas quentes para namorar e terem seus filhotes. Especificando, elas vão para a região de Abrolhos, Porto Seguro e Morro de São Paulo, que inclusive tem o Instituto Baleia Jubarte que tem o suporte de estudo, monitoração e visita - é claro! Se for um dia de sorte, dá pra ver elas de pertinho.



Para proporcionar aos viajantes a possibilidade de assistir à baleada, operadoras locais oferecem passeios, que duram em media três horas e meia. Os interessados podem escolher que tipo deseja fazer. Alguns pacotes incluem palestras, mergulhos e alimentação. O custo dos passeios variam de acordo com o local e o pacote, mas quem participa garante que só em poder ver de perto e ter esse contato com as baleias, vale muito a pena o preço.

Mesmo ficando visíveis só algumas partes tipo nadadeiras e caudas, a sensação seria incrível. Principalmente para uma louca por animais como eu.




O Eu desejo... de hoje foi pequenininho por que não queria ficar aqui falando de tudo o que elas fazem e de todas as coisas que tem lá no Instituto Jubarte.
Mas se ficaram interessados, podem visitar o site: baleiajubarte.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário